Começar 2018

Começar 2018 estando bem consigo mesma

Enfim chegou 2018, após um ano difícil que foi 2017 posso dizer que só tenho as melhores expectativas para esse novo ano.

Sem ser piegas ou cair na mesmice das “promessas” de ano novo, resolvi parar alguns dias e fiz a minha reflexão para a virada.

Uma das decisões mais difíceis foi ter decidido não me endividar com a viagem para a praia ou para qualquer outro lugar que não seja a minha casa ou a cidade onde moro.

E não faltaram tentações, estava no período de férias e estava com uma determinada quantia, mas..

Reflexões sobre o que é importante

Mas, depois de ter ficado doente por alguns dias me coloquei a refletir sobre se viajar e gastar porque “estava sobrando” era tão importante, afinal como havia dito anteriormente, 2017 foi um ano complicado, finanças apertadas, emergências e imprevistos surgiram, clima tenso para todos.

Parei e comecei a refletir, nas famosas falinhas: “vou viajar porque eu mereço”, “vou comprar isso porque o ano foi ruim então eu mereço”, “já que estou tendo uma sobra agora eu posso me presentear com essa regalia”, “está todo mundo viajando e se divertindo eu não posso ficar aqui”, “não se preocupe é só parcelar no cartão de crédito em várias vezes”, etc.

E quando se cai nessa armadilha das falinhas se esquece das contas de início do ano (IPVA, IPTU, escola, Cartão de Crédito, etc.) e aí vira a bola de neve de novo.

A maneira como a gente encara a nossa vida que vai determinar se somos felizes ou não.

Depois disso pensei, será que só dessa forma que a gente se sente feliz. E concluí que não é ficando nessa rodinha e sim a maneira como a gente encara a nossa vida que vai determinar se somos felizes ou não. Comecei a me sentir mais leve, pois havia decido que tudo bem de não ir conforme a maioria e não é nada ruim não ter feito nada nesse período.

Escolhi que iria começar 2018 colocando em prática de verdade tudo que venho lendo e que se encaixava com a minha realidade. Escolhas dentro da minha realidade. Metas, planejamento e ações dentro da minha realidade.

Estar bem consigo mesma

Começar o ano
crédito: geralt (PixaBay) – Creative Commons

E tudo ficou melhor com a compreensão da minha filha, que entendeu que essa era a oportunidade de virarmos o ano no azul e começar com o “pé direito”.

A mola propulsora para ver que a questão seria eu estar bem comigo mesma.

A partir daí já definindo que ia ficar na minha casa, comecei a fazer uma limpeza dos objetos, papéis, roupas que não me traziam mais felicidade ou utilidade (ainda tenho mais para ver), na linha minimalista e simples, somente o necessário para me sentir bem comigo mesma e com as pessoas ao meu redor.

E essa foi outra resolução de vida procurar fazer o que me faz me sentir bem – o equilíbrio – e assim passar essa energia para quem estiver ao meu lado. Ou seja, eu vou pensar se cada coisa a ser feita, comprada ou falada me faz bem, se é necessário e traz a felicidade para mim e para quem está comigo.

Agir ao invés de reagir. Agir lentamente, sem desespero e dentro da possibilidade das minhas escolhas, sempre com foco.

Estou me sentindo bem por não ter cedido às tentações consumistas (viva o minimalismo) e sido responsável na questão financeira emocional, afinal do que adianta ler blogs, livros se não se coloca em prática justamente por questões emocionais? Não adianta nada né e é aí que a maioria das pessoas falham e é isso que vamos juntos desse ano colocar o emocional em equilíbrio.

PS.: Estou na busca de uma planilha para começar o orçamento e planejamento desse ano estou vendo algumas e em breve citarei qual escolhi e o controle que já estou fazendo. E sim, por mais óbvio que possa ser a planilha sempre é esculachada por nós (a grande maioria), mas temos de fazer e ser fiéis no preenchimento dela.

Próspero 2018 para todos nós.

Summary
Começar 2018
Article Name
Começar 2018
Description
Escolhi que iria começar 2018 colocando em prática de verdade tudo que venho lendo e que se encaixava com a minha realidade. Escolhas dentro da minha realidade. Metas, planejamento e ações dentro da minha realidade.
Author

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar