educação-financeira

Educação financeira começa com um bom controle emocional

Após a segunda leitura do livro Pai Rico Pai Pobre e começar a ver com outros olhos novos conceitos de finanças fui buscar mais conteúdos sobre educação financeira. Eu já estava buscando aprender sobre marketing digital e me despertando para o mundo do empreendedorismo, em especial para o chamado empreendedorismo digital. 

Ao decidir que queria ser independente financeiramente percebi que teria de gerar mais ativos e fazer o dinheiro trabalhar para mim, a chamada renda passiva, ou seja, decidi que queria ser uma investidora e para isso precisava ler e estudar, comecei aí a minha educação financeira. 

* artigo contém links afiliados.

Só educação financeira não basta

O curioso que posso lhes dizer é que quando nos despertamos para algo e decidimos nos dedicar tudo começa a conspirar ao seu favor.

Um blog que pesquisava na internet me levava a mais outro e mais outro, um livro, me levava a mais outro, um vídeo também e continua sendo assim. 

Através desse vasto conteúdo gratuito na internet e um ótimo programa de educação financeira no local onde trabalho que tem como mote auxiliar o trabalhador a sair da dívida e aprender a gerenciar a sua vida financeira, percebi que teria de equilibrar as minhas contas, parar de fazer dívidas, criar poupança (reserva de emergência), fazer o dinheiro sobrar e em seguida começar a investir. 

Mas quem disse que seria fácil e aí entra um outro conceito que não havia percebido a sua importância. O fator emocional.

Educação financeira e controle emocional
O controle emocional é um aliado da educação financeira.

Afinal o que adiantaria ter todo o conhecimento técnico do mundo se você não consegue se controlar emocionalmente ao fazer uso do seu dinheiro? Apareceram para mim termos como:

  1. Inteligência Emocional;
  2. Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
  3. Mentalidade (ou mindset – palavra em inglês que se popularizou por aqui);
  4. Programação Neuro-Linguística;
  5. Finanças Comportamentais.

Percebi dessa maneira, retirando os estereótipos e preconceitos, que tudo estava ligado e fazia todo o sentido. Por mais absurdo que possa parecer do que adiantaria diminuir os gastos, aumentar a renda e depois num primeiro momento de descontrole emocional “torrar” em poucos minutos todo o seu esforço de meses ou até anos? 

Assim, ampliei o meu leque de estudos e os temas relacionados a desenvolvimento pessoal, PNL e finanças comportamentais entraram na minha pauta de aprendizado e prática, percebi o quanto eles são importantes no conjunto para se ter uma vida mais plena e equilibrada. 

Livro Desperte o Gigante Interior

E sem querer numa tarde após o almoço, na biblioteca do Sesc,  um “pequeno” livro com letras garrafais e capa branca, de mais de 600 páginas me chamou a atenção, justamente pelo seu título: “Desperte o Gigante Interior” 

Peguei, sentei e comecei a folheá-lo. Num primeiro momento me assustei com a quantidade de páginas e então resolvi ler o prefácio, e sem perceber já estava no meio do primeiro capítulo e fui fisgada por um autor desconhecido para mim naquele momento, um tal de Anthony Robbins. 

Por quê fazemos o que fazemos?

Anthony Robbins é escritor, palestrante e coach norte-americanouma referência mundial em treinamento motivacionalauto-conhecimento e busca pelo sucesso, e responsável pela popularização da PNL pelo mundo. 

Em paralelo a minha leitura do livro, fui procurar saber mais sobre Tony Robbins e o seu treinamento e no mesmo período descobri esse vídeo abaixo que é referente uma palestra dele no TED. Nem preciso dizer que é uma das mais visualizadas de toda a história do TED: 

Além dessa palestra, para quem for assinante da Netflix tem também um documentário que acompanha  o do dia-dia do palestrante, e mostra um pouco da sua história e como é um dos seus principais treinamentos motivacionais, o Encontro com o Destino, que também é citado várias vezes no livro Desperte o seu Gigante Interior. E também no seu primeiro best-seller Poder sem Limites (que em breve vou ler).  

Eu gostei muito dos vídeos, as técnicas de Tony nos seus eventos não são nem um pouco tradicionais, podem ser consideradas até por alguns muito “fortes” e incomuns, além de exageradas principalmente no quesito o custo para participar desse mesmo treinamento, mas com certeza são impactantes, te colocam para pensar, despertam curiosidade e também, te chamam para a ação.  

Assumir o controle da sua vida

Para não me estender mais nesse post, e em um outro falarei um pouco mais do livro, que caso tenham interesse vocês podem comprá-lo clicando em alguns dos links que deixo logo abaixo, revelo que por meio dele comecei a conhecer termos como crenças limitantes, mentalidade, assumir o controle da minha vida, e aprender técnicas e estratégias para dominar as cinco áreas da nossa vida: controle emocional, físico, dos relacionamentos, financeiro e do tempo. 

E não só eu, mas vários profissionais das mais diferentes áreas foram impactados e seguem os ensinamentos de Tony.

Eu posso afirmar com convicção que após ler esse livro você não enxergará mais a sua vida da mesma maneira.

Mesmo que você não consiga colocar todas as técnicas em prática, e eu não consegui ainda (uma segunda leitura quem sabe?), as instruções de Robbins são boas ferramentas que vão nos auxiliar na nossa independência financeira. 

Pois sem o devido controle emocional não estaremos preparados para absorver todos os ensinamentos financeiros do mundo e tomarmos as melhores decisões para a nossa vida.

Para comprar o livro acesse um dos nossos links e ajude o blog:

Amazon

Americanas

Submarino

Shoptime


E além do livro de Tony Robbins, você pode saber mais sobre prosperidade, empreendedorismo, riqueza e mindset de sucesso acompanhando e assistindo a série O Código da Riqueza.

Um dos maiores projetos de educação financeira já produzido no Brasil, a série conta com 04 episódios gratuitos e mais de 50 entrevistados que contam a sua visão do que é ser bem-sucedido. 

Confiram clicando no link abaixo o primeiro vídeo da série: 

O Código da Riqueza

 

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar